30 de jul. de 2010

Tomate Seco,Como Fazer.

Um dia, aqui em casa,sem muita perspectiva do que fazer no final de semana,resolvi pedir a uma feirante minha amiga, que me trouxesse do Ceasa (Central de Abastecimento) uma caixa de tomates para molho,no que fui prontamente atendida.
Quando vi a caixa de tomates, percebi que além do molho ainda sobraria muitos tomates e pensei: “o que fazer com o restante dos tomates?
Tomates Secos!!!
Aí, me coloquei a procurar uma receita básica para os tomates secos.Achei,nem me lembro onde, porque faz muito tempo, mas agora passo aqui para vocês.
tomates
Ingredientes:
Para cada quilo de tomates,usa-se 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sobremesa de sal.
Corte os tomates pela metade,tire as sementes e lave –os bem.
Numa vasilha mistura o açúcar com o sal.
Passe essa mistura em cada parte do tomate e coloque-o virado com a parte cortada para cima numa assadeira.
Quando tiver feito isso com todas as partes dos tomates,coloque no forno por aproximadamente 35 minutos,retire, escorra os tomates, pois esse processo faz com que junte água dentro das partes.após escorre-los, volte à forma, mas de “cabeça” pra baixo,por mais 35 minutos,retire, vire-os novamente, e assim sucessivamente por umas 4 ou 5 vezes.
Após, retire-os da assadeira,deixe esfriar e arrume-os em vidros, alternando com galinhos de manjericão,orégano,louro e depois acrescente azeite.Deixe tomar gosto por no mínimo uns 10 dias.
Sirva à gosto.É uma delícia!!!
Não peçam receitas com tomates secos, pois comi demais do mesmo e …nem consigo pensar numa receita.
Mas continuo comendo,rsrsrs.

PS: A receita do molho, vou postar essa semana.Receita como aprendi com minha sogra, uma autêntica italiana.Aguardem!!!